Menu


Clique aqui para editar.

.


Ponte Nova / MG / BR.

Top 10 rios mais longos do mundo.

Confira uma lista dos 10 rios mais longos do globo:





1. O rio Amazonas (6.992 Km)


Este é o maior rio do mundo, nasce no Peru e atravessa a Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana e Venezuela, antes de entrar no Oceano Atlântico no Brasil. Foi descoberto no ano de 1500, pelo explorador espanhol Vicente Yáñez Pinzón. Suas águas são barrentas e frias, alcançando a profundidade de 100m. Por ser considerado um rio de planície, é navegável em toda sua extensão.

2. O rio Nilo (6.853 Km)


Este rio é o mais longo da África. A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3.349. 000 km², abrangendo Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito. Seus dois afluentes principais são o Nilo Branco e o Nilo Azul, que se encontram no Sudão.

3. O rio Yangtze (6.300 Km)


É o mais longo da Ásia desde o seu nascimento no planalto tibetano até a sua foz no Mar da China Oriental. Percorre completamente o interior da China e no seu curso é encontrado a maior barragem do mundo: as Três Gargantas.

4. Missisippi-Missouri (6.275 Km)


Esse rio que se tornou famoso na história norte-americana pelas rotas dos navios a vapor, nasceu ao norte de Minnesotta e cruza até 10 estados dos EUA e termina pouco mais de 100 km, ao sul de Nova Orleans, no Golfo do México. Foi descoberto por outro espanhol, Hernando de Soto, no ano de 1541.

5. O rio Amarelo ou Huang Hé (5.464 Km)


Ele também corre inteiramente pela China a partir das montanhas de Bayan Har, na cordilheira de Kunlun, até o Mar de Boahi, também conhecido como o Mar Amarelo. Não é apenas um rio histórico, mas quase sagrado, pois é considerado o berço da civilização chinesa.

6. O rio Obi (5.410 Km)


É o rio mais longo da Rússia, embora também atravesse o Cazaquistão, a Mongólia e a China. Nasceu no maciço de Altai e flui para o Golfo de Obi, no Mar de Kara. Seu comprimento também inclui o do Irtish, seu complementar mais antigo e mais importante.

7. O rio Yenisei (4.093 - 5.539 Km)


O Yenisei, em si, mede 4.093 Km, mas se incluir seus afluentes Angara, Selenga e Ideriin, a medida sobe para 5.539 km. O rio também flui para o Mar de Kara e atravessa principalmente o território russo, especificamente na Mongólia.

8. O rio Mekong (4.880 Km)


Como o Yang Tsé, este rio nasce no planalto tibetano e depois atravessa os países do Laos, Birmânia, Tailândia, Camboja e Vietnã, terminando no Mar da China Meridional.

9. O rio Congo (4.700 Km)


Embora o próprio Congo meça 4.380 Km, o sistema completo, com seus afluentes, o faz crescer em 320. O Congo nasce em Kundelengu, ao sul de Shaba, antes de entrar no Oceano Atlântico. O rio atravessa dois países em seu curso: República Democrática do Congo e República do Congo.

10. O rio Amur (4.410 Km)


Este rio atravessa o nordeste da Ásia, das Montanhas Khentii, onde nasce, ao Mar de Ojotsk, no Oceano Pacífico. Seu trajeto atravessa também os países da Rússia, Mongólia e China.

09 mistérios da Terra que os cientistas não conseguem explicar

A Terra é um dos planetas mais singulares do universo. Além de ser o único que tem vida inteligente, ele também possui inúmeros mistérios que os cientistas não conseguem explicar.

Conheça os 9 maiores mistérios do mundo



1. Zona do Silêncio – Este é um lugar da Terra onde os rádios não funcionam, os relógios ficam perdidos no tempo e os compassos ficam fora de controle. É considerado um dos lugares mais estranhos da Terra, situado no 27º paralelo ao norte do Triângulo das Bermudas. A Zona do Silêncio está localizada a cerca de 2.000 metros acima do nível do mar.
Zona do Silêncio


2. Göbekli Tepe – Chamado de o templo mais antigo do planeta, essa construção está localizada na Turquia. Trata-se de uma fascinante estrutura antiga, criada há mais de 12.000 anos por uma misteriosa civilização. Os pesquisadores ainda tentam compreender o significado e a história desse antigo templo.
Göbekli Tepe


3. Gravity Hills – Localizado na Índia, o Gravity Hills é um lugar onde os carros se movimentam mesmo sem engatar uma marcha. Existe uma força misteriosa que puxa os veículos para cima.
Gravity Hills


4. Eternal Flame Falls – Localizada nos EUA, essa é uma área onde ocorre um fenômeno estranho. É quase como se houvesse um incêndio no meio de uma cachoeira. Os cientistas dizem que o fenômeno é perfeitamente explicável, pois existem pequenas fissuras na rocha que emitem um gás natural que provoca o fogo.
Eternal Flame Falls


5. Castelo Frangokastello – Construído pelos venezianos entre 1371 e 1374, essa obra foi chamada de Castelo dos Francos. Em 17 de maio de 1828, uma batalha famosa ocorreu no castelo, causando a morte de centenas de turcos. Todos os anos, em maio, o castelo passa por um fenômeno desconcertante no qual as "sombras" de soldados armados parecem marchar do mosteiro de Agios Charalambos para o Castelo. O fenômeno é observável e foi documentado.
Castelo Frangokastello


6. Triângulo das Bermudas – Durante séculos, o triângulo das Bermudas criou o caos entre marinheiros e pilotos. A área, também conhecida como o triângulo do Diabo, eleva-se a cerca de 700 quilômetros da Flórida, Porto Rico e Bermudas. Somente nos últimos 100 anos, a área enigmática tirou a vida de cerca de 1.000 pessoas. As explicações para os misteriosos desaparecimentos de navios e aviões estão baseadas na possível existência de alienígenas, portais para outras dimensões e fenômenos climáticos.
Triângulo das Bermudas


7. Pirâmides Mundiais – Existem diversas pirâmides semelhantes espalhadas por várias regiões do planeta. Elas foram construídas por diferentes civilizações antigas, mas muitas têm uma estrutura similar. Os pesquisadores não conseguem explicar por que as pirâmides da América do Sul e da América Central se parecem tanto com as pirâmides da Ásia ou da Índia.
Pirâmides Mundiais


8. Dolmens – Assim como as pirâmides, os dolmens também estão em todas as partes do mundo. Os enigmáticos Dolmens são estruturas de pedra e podem ser encontrados na Coreia, na China, na Escandinávia, na Rússia, na Espanha, em Portugal e outros países. Os especialistas não conseguem explicá-los completamente e acreditam que eles foram construídos como túmulos para pessoas pertencentes à nobreza.
Dolmens


9. Pedra de Cochno – Essa misteriosa laje de pedra tem 5.000 anos e parece coberta por símbolos estranhos e alienígenas. Descoberta em 1887, por James Harvey, este enigmático pedaço de pedra contém cerca de 90 conjuntos de inscrições. Os cientistas não conseguem entender o significado dos símbolos. Alguns dizem que a Pedra de Cochno é um mapa estelar de 5.000 anos.
Pedra de Cochno













Top 5 castelos mais majestosos do mundo

Muitas pessoas sonham em viver em castelos, muito por conta das histórias de fadas que ouviram durante a infância. Os contos desenvolveram em muitas crianças, um profundo fascínio e despertaram sonhos de morar ou visitar algum castelo um dia.
No entanto, quando crescemos, percebemos que não é nada fácil viver em um castelo. Mas  essa realidade não deve impedir você de experimentar como a vida em um castelo é. Você pode ter um vislumbre dessa vida de prestígio, visitando os melhores castelos existentes no mundo.

Há tantos castelos de tirar o fôlego, que fica difícil selecionar 5 melhores castelos. Aqui está uma lista com os 5 castelos mais majestosos do mundo que você precisa visitar algum dia.


1. Castelo de Edimburgo


Castelo de Edimburgo

Localizado no coração de Edimburgo, na Escócia, este castelo é uma marca na história. O Castelo de Edimburgo é um dos mais antigos edifícios sobreviventes da cidade, tendo existido desde o século XII. A Capela Margaret também foi construída aqui. Tem uma área surpreendente de 35, 737 metros quadrados. Não há dúvida de que este seja um dos pontos turísticos imperdíveis em Edimburgo.


2. Castelo de Himeji


Castelo de Himeji

Quem disse que os castelos e royalties só existem no mundo ocidental? A Ásia também tem uma boa parcela de belos castelos! Um exemplo disso é o Castelo de Himeji,  um dos castelos mais bonitos do Japão. É a encarnação perfeita da arquitetura prototípica do castelo oriental e foi construído no século XIV.

Fiel ao seu nome, o castelo de Himeji sobreviveu a várias catástrofes, como guerras civis, bombardeios e terremotos. Este majestoso castelo ainda é orgulho para o país desde a sua conclusão em 1609 d.C. Ele ocupa uma vasta área de 41, 648 metros quadrados e tem 83 edifícios. Declarado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, em Dezembro de 1993, este castelo juntamente com o Matsumoto-jo e com o Kumamoto-jo, é um dos "Três Famosos Castelos" do Japão e o mais visitado do país.


3. Castelo de Buda


Castelo de Buda

Buda Castle é conhecido por sua beleza e grandeza, especialmente durante a noite. Glamoroso no teto com seus brilhantes candelabros iluminando o horizonte do cobertor circundante da escuridão. O Castelo de Buda está localizado no sul da ponta do monte de Budapeste, na Hungria. Os cidadãos de Buda queriam se defender dos mongóis invasores, então eles construíram este castelo para se protegerem. 

Apesar de esforços heróicos para defender o castelo, ele foi invadido várias vezes. Na verdade, o castelo até hoje carrega evidências das invasões. Ao longo dos últimos séculos, o castelo sofreu uma transformação maciça do estilo barroco para o estilo gótico. O estilo final que tem hoje foi construído em 1266 DC. Atualmente serve como museu nacional e Galeria Nacional da Hungria.


4. Castelo de Windsor


Castelo de Windsor

O Castelo de Windsor está localizado no coração da Inglaterra e é considerado um dos mais antigos e maiores castelos habitados do mundo. É também a residência oficial da rainha Elizabeth II. Esta estrutura notável também abriga a casa de boneca da Rainha Mary e o apartamento do Estado. O Castelo cobre uma área tão grande que uma parte dele também serviu como local de enterro para monarcas. 


5. Castelo de Praga


Castelo de Praga

O castelo de Praga foi construído no século Século IX, mas foi somente após o século XVIII que o castelo foi expandido e moldado com a aparência que tem hoje. Está situado na capital da República Tcheca com uma área de 66.761 metros quadrados. O castelo consiste na catedral de São Vito, onde são preservadas jóias de coroa raras. Sua estrutura gótica representa os monarcas checos e líderes religiosos que residiam no castelo durante o Sacro Império Romano. Atualmente, é usado como residência oficial para o chefe de Estado.



Tenha você também a sua rádio